Porque os cabelos ficam brancos e como evitar?

Sabemos que cabelos brancos é uma tendência natural de qualquer ser humano, mas podemos retardar este processo com alguns truques. Saiba como fazer isso neste artigo.

Porque os cabelos ficam brancos e como evitar?

Quando a pergunta é porque os cabelos ficam brancos, a resposta é sempre a mesma: por que ficamos velhos. Está certo! Os cabelos brancos acontecem devido ao processo natural de envelhecimento capilar, do qual ninguém está imune. Neste artigo vamos explicar de modo simples, porque os cabelos ficam brancos e como evitar.

Na realidade, os fios não são brancos, eles são incolores, transparentes, o aspecto branco é causado pela refração da luz no cabelo. Ou seja, somos nós que os enxergamos ele assim, como uma ilusão de ótica.

O embranquecimento é gradual. A princípio, os fios ficam grisalhos e depois, aos poucos, tornam-se totalmente brancos. O fenômeno é conhecido como canície. Esse processo começa entre 35 a 45 anos.

Porém, algumas pessoas tem a tendência genética para ter cabelo de cor branca ainda mais jovem. E outras, mais sortudas, ficam com os cabelos brancos já na terceira idade. Porém, independente da idade que começa, com alguns cuidados é possível retardar este processo de maneira saudável. Mas como podemos fazer isso?

Como retardar os fios brancos?

Nós temos uma célula chamada melanócito que está localizada em cada folículo piloso, que é responsável pela produção da melanina, o pigmento que dá cor aos fios.

Então temos que impedir que esta célula perca sua função de produzir melanina para assim, impedir que os fios fiquem brancos. Os fios brancos podem ser resultados de muitos fatores ao longo de nossa vida, veja a seguir, que fatores contribuem para branquear os cabelos:

  1. Exposição exagerada ao Sol;
  2. Alimentação ruim, deficiente de vitaminas principalmente B 12;
  3. Consumo de cigarro;
  4. Ingestão de álcool;
  5. Poluição do meio ambiente.

Outros fatores como por exemplo, doenças autoimunes, como o hipertireoidismo, hipotireoidismo e anemia perniciosa, também contribuem para o surgimento do fio branco. O que podemos fazer para impedir a perda progressiva da função do melanócito, célula que produz a melanina e retardar os fios brancos:

  1. Evitar ambientes com estresse crônico;
  2. Usar shampoo e condicionador com protetor solar;
  3. Evitar o cigarro e o álcool;
  4. Consumir alimentos ricos em vitaminas, principalmente que tenham boa quantidade de vitamina B 12, como salmão, frango e peru.

Ou seja, precisa ter qualidade de vida para diminuir o estresse oxidativo, que é uma das causas do aparecimento de fios brancos.

Outras formas de prevenir fios brancos

Porque os cabelos ficam brancos e como evitar - Outras formas de prevenir fios brancos

Alguns alimentos podem ser usados diretamente no cabelo para regenerar os cabelos e reforçar a saúde dos fios. Confira:




Cebola

Quando aplicada no couro cabeludo, é possível diminuir o surgimento dos fios brancos, de acordo com uma pesquisa elaborada pela Universidade de Bradford (Reino Unido), conseguiu descobrir que o suco da cebola pode manter a limpeza do couro cabeludo e  folículos pilosos, a cebola também eleva a produção de catalase que inibe o surgimento desses fios.

Abacate

A gordura do abacate tem função hidratante, e deixa o cabelo ainda mais brilhoso, e ajuda na prevenção do ressecamento, possui um alto teor de minerais, ácidos graxos e vitamina E, suas propriedades regeneradoras podem prevenir os cabelos brancos de modo natural.

Babosa

Com a baixa produção de melanina os fios tendem a enfraquecer e cair. Por isso, é muito bom usar a babosa pura ou misturada em banhos de cremes.

babosa tem um poder regenerador além de possuir minerais e água, auxilia na produção de colágeno, que fortalece todo o fio ajudando a fixar melhor no couro cabeludo. Portanto, cabelos mais saudáveis, fortes e menos quebradiços.

Se você não sabe como usar estes ingredientes para hidratar seu cabelo clique nos links abaixo e confira as receitas completas:

Outra opção é a tintura natural Henna

Trata-se de um pó de origem vegetal, utilizado há milhares de anos. Esta é uma tinta natural que não tem química, não usa água oxigenada, e pode ser aplicada no cabelo. É diluída em água morna e depois aplicada no couro cabeludo, coloca uma touca e espera agir por 50 minutos no máximo. É obvio que por se tratar de uma tintura natural só vai funcionar bem enquanto tiver poucos fios brancos.

Se desejar outras tonalidades pode misturar outros ingredientes naturais, como por exemplo, 3 colheres de pó de groselha indiana,  café solúvel e óleo de coco, para cobrir melhor os cabelos brancos. Procure estudar mais sobre coloração antes de realizar misturas com outros ingredientes.

Conclusão

Enfim, cabelos brancos é uma coisa natural de qualquer ser humano. Então, temos três opções: tingir, retardar este processo com alguns truques e aceitar. Os cabelos brancos tem sido cada vez mais assumidos pelas mulheres. Além de lindas, elas ficam empoderadas, com um visual muito mais elegante e natural. Lembrando que os fios grisalhos, também precisam estar sempre protegidos e hidratados!

Temos diversos tutoriais e sugestões de tratamentos naturais para cuidar melhor dos seus cabelos, seja qual for o seu tipo. Venha conferir nossas outras categorias com dicas importantes para facilitar ainda mais sua vida.




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

vinte + sete =

Seja o primeiro a comentar!