Porque não devemos segurar o espirro

Você quer saber porquê não devemos segurar o espirro? Após ler este artigo você nunca mais vai querer tapar o seu nariz ou a sua boca na hora de espirrar!

Porque não devemos segurar o espirro

Você é daquelas pessoas que, quando sentem vontade de espirrar e estão em algum lugar público, tapam rapidamente a boca e o nariz para não incomodar os outros? Apesar de ser louvável a sua boa educação, você deveria pensar duas vezes antes de segurar o espirro.

Você quer saber o porquê de se evitar segurar o espirro? Continue lendo este artigo para descobrir a resposta! Você nunca mais vai querer tapar o seu nariz e a sua boca outra vez!

Se você segurar o espirro, pode perfurar a faringe

Segundo o periódico britânico de medicina BMJ, um homem não identificado no Reino Unido resolveu segurar o espirro. Imediatamente sentiu uma profunda dor na garganta e correu para o hospital.

Quando os médicos de plantão examinaram o sujeito, detectaram que sua faringe havia se rompido. Certamente ele precisou ser internado, ser alimentado via tubo e tomar antibióticos até se recuperar.

Felizmente, uma semana depois do incidente o pobre homem recebeu alta e, em um check-up dois meses depois, constatou que não havia mais problemas em sua faringe nem no restante de sua garganta e ouvidos. Ainda bem!

Se você segurar o espirro, pode ficar surda

Porque-não-devemos-segurar-o-espirro-Se-você-segurar-o-espirro-pode-ficar-surda

Segundo a médica Estelita Betti, otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein, segurar o espirro também pode romper os tímpanos, causando surdez e tontura. Bloquear a vontade de espirrar pode, inclusive, machucar o seu diafragma. Também pode romper um vaso sanguíneo em suas córneas, e até deslocar as vértebras!

Como espirrar da maneira correta

Não é aconselhado evitar o espirro, pois é uma defesa natural do corpo para expulsar corpos estranhos que estavam tentando entrar no seu organismo, como vírus e bactérias. Porém, se você preza pelos outros a sua volta, quando for espirrar coloque na frente do seu nariz (sem tapar!) um lenço ou a dobra do seu cotovelo.

Evite usar as mãos para barrar um espirro, pois elas ficarão contaminadas com os corpos estranhos que o seu nariz e a sua boca expulsaram. Caso você não tenha como limpá-las no momento, provavelmente, poderá acabar propagando os microrganismos para outras pessoas.

Conclusão

Você ficou surpresa com os danos causados ao segurar o espirro? Você conhece outros males em tapar o nariz e a boca na hora de espirrar? Você sabe algum método funcional para bloquear o espirro sem se machucar? Comente conosco no espaço abaixo!

Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

dezoito − 1 =

Seja o primeiro a comentar!