Porque eu deveria ter um gato? Veja os motivos para ter um felino

Porque eu deveria ter um gato? Veja porque ter um gato pode ser uma das melhores coisas para você, é muito mais do que ter um simples animal de estimação.

Porque eu deveria ter um gato? Veja os motivos para ter um felino

Por que eu deveria ter um gato? É uma pergunta que muita gente se faz. Existem pessoas que ama os animais, mas não tem nenhum bicho de estimação.

Provavelmente são muitas as razões, como por exemplo, falta de espaço adequado, pouco tempo disponível, muitas viagens, ou simplesmente porque não parou para pensar nos benefícios.

Então, porque eu deveria ter um gato?

As razões para ter um gato são muitas e muito positivas. Os felinos são criaturas maravilhosas e isso deveria bastar. Mas se você ainda tem dúvidas sobre ter ou não um gato em casa, aqui apresentamos alguns motivos pelos quais você deveria incluir um bichano em sua vida.

1 – Mais alegria, menos estresse

O cão não é o único melhor amigo do homem. Um gato também pode ser um grande amigo, sem pedir nem exigir tanta atenção.
Assim como os cães, os gatos são capazes de ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, afastam sentimentos de solidão e depressão.

Além disso, os gatos são realmente muito bons em decifrar o estado emocional de seus donos.
O gato está sempre disposto a se divertir com seu dono, é um companheiro carinhoso, meigo, alegre, divertido, e irá certamente proporcionar bons momentos e muitas risadas. Com um destes simpáticos amigos em casa, a diversão estará garantida.

2 – Ter um gato é saudável

Os benefícios para a saúde física e emocional de seus donos é enorme. A companhia do gato reduz os níveis de estresse e ansiedade, o que diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, nos deixa mais relaxados e sem preocupações. Assim, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.

O ronronar dos gatos foi associado a uma capacidade de cura terapêutica. Assim, podem ajudar a curar ossos, tendões e músculos humanos.  Essa capacidade tem a ver com a frequência das vibrações, que pode alcançar até 140 Hz. Com isso, têm um efeito positivo sobre a mobilidade das articulações.

O ronronar, aquele ruído contínuo produzido por eles, é um som característico dos felinos. É uma forma de comunicação com seus donos. O gato geralmente ronrona quando se encontra feliz, em um estado de calma, prazer ou satisfação. Porém eles podem ronronar quando estão se sentindo angustiados, aflitos ou com dor.

3 – Mais imunidade para toda vida

Ter gatos ajudam a reduzir as alergias (principalmente em crianças). Alguns acreditam que onde há um bebê não deve haver gatos. No entanto, um estudo descobriu que as crianças com menos de 1 ano que convivem com gatos durante o crescimento têm menor probabilidade de desenvolver alergias.

O contato com cães e gatos durante a infância pode reforçar o sistema imunológico das crianças, aumentando as defesas, principalmente contra as doenças respiratórias.

Estar ao lado dos animais no começo da vida é uma maneira de evitar que as alergias surjam mais tarde. Seu corpo cria imunidade a animais e assim, tem uma probabilidade menor de desenvolver as alergias.




4 – Diga adeus a solidão

Porque eu deveria ter um gato? Veja os motivos para ter um felino - Diga adeus a solidão

Quem tem um gato, nunca fica sozinho, tem um amigo inclusive nos momentos difíceis. Acariciar seu gatinho gera grande satisfação pessoal e tranquilidade mental. Os gatos são bastante sociáveis e adoram interagir com os seres humanos. Ter um gato em casa é a melhor maneira que uma pessoa pode encontrar para nunca se sentir sozinha.

5 – Pessoas mais inteligentes tem gatos

Um estudo feito entre pessoas que tem cachorros e que tem gatos concluiu que pessoas que têm cachorros são mais ativas, extrovertidas e costumam passar mais tempo fora de casa. Pessoas com gatos são mais introvertidas e adoram ficar em casa, relaxando, lendo ou vendo um filme.

Além disso, elas se interessam por temas culturais e acadêmicos. Concluiu-se com isto, que os donos de gatos podem ser mais inteligentes que os donos de cachorros, baseado nas diferentes personalidades e interesses de cada grupo.

6 – Durma bem

As vezes, imaginamos que o gato dorme em nossa cama para poder se esquentar… mas não. Quando chega a hora de dormir, eles também procuram afeto e proteção. Estar com seu humano faz com que se sinta mais seguro, podendo descansar do estado de alerta em que ele fica durante todo o dia.

Para nós humanos, a presença do gato acalma o estresse do dia e ajuda a conciliar o sono. Ele traz paz e tranquilidade, você dormirá mais facilmente, mais relaxado e mais feliz…

Se você estiver com dificuldade para dormir, coloque seu gato na sua frente por 5 minutos, logo esquecerá suas preocupações e sentirá uma sensação de bem-estar. Sinta como o peso do cansaço do dia vai embora.

7 – Ótima companhia para crianças com autismo

Autistas são pessoas com dificuldade para se comunicar. Porém, com os animais, os autistas sentem uma conexão forte, se sentem mais tranquilas e são mais sociáveis.

A interação social das crianças com autismo melhora muito quando elas estão cercadas de animais de estimação. Ao fazer carinho em um gato, aumenta o sentimento de confiança e de amor, isso ajuda ela se comunicar com outras pessoas.

E tem mais…

  • Gatos são silenciosos, não ficam latindo descontroladamente para visitas ou para tudo que passam a uma quadra de distância da porta de casa. . Eles gostam de dar pequenos miados quando querem carinho, comida ou atenção.
  • Gatos são limpos! A natureza do felpudo já é de ele ser muito higiênico. Escovando sempre seu pelo, certamente não terá problemas com sujeiras dentro de casa. Basta manter a caixa sanitária sempre com areia limpinha em locais adequados para que ele faça suas necessidades, assim o gatinho ficará feliz e saudável sem que você precise sair com ele para passear ou tenha que lavar para o quintal.
  • Gatos ficam mais tempo sozinhos. Comparado aos cães eles vivem muito bem se passarem algumas horas sem companhia. Raramente os gatos apresentam ansiedade de separação. Dificilmente você encontrará sua casa destruída pelo gato ao voltar do trabalho no final do dia.
  • Gatos se adaptam a pequenos espaços. Os gatos são pouco exigentes se adaptam muito bem a espaços reduzidos, especialmente se receberem amor e carinho.

OK… entendi porque eu deveria ter um gato…

Finalmente, ter um animal de estimação em casa exige alguns cuidados, mas o trabalho é pequeno comparado com os benefícios que eles nos trazem. Então motivos para ter um gato é que não faltam. Coloque um peludo em sua vida e veja os resultados!

Eu estou convencida… e você, precisa mais motivos para ter um gato?




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 + 9 =

Seja o primeiro a comentar!