Obesidade e autoestima, até onde isso é um problema?

Autoestima é o valor que damos a nós mesmos. Não tem como falar de obesidade sem falar de autoestima, mas até onde a obesidade é um problema para autoestima?

Obesidade e autoestima, até onde isso é um problema?

“Você é tão linda quanto a tua autoestima permite” mas…

Algumas semanas atrás em uma conversa de amigas sobre obesidade, autoestima e até onde isso é um problema, uma delas ficou repetindo isso:

“Estou gorda. Nenhum homem tem interesse em mim” (palavras dela).

Como não era a primeira vez que conversamos sobre isso, e eu a conheço há muito tempo senti que poderia ser franca.

-Bom, eu disse:

-Se tem alguma coisa incomodando você, então VOCÊ precisa fazer alguma coisa em relação a isso. Eu posso tentar te convencer que seu peso não é tão importante quanto você acha ou você pode emagrecer… ou os dois. O que vai ser?

Não pensei muito pra falar, pois  achei que ela precisava entender que devia estar feliz com sua aparência independentemente do que parece ser bom em teoria. Querer ser saudável e ficar em forma não é vaidade. É amor-próprio. Se você não se sente bem consigo mesma, precisa mudar isso, não importa  se está “gorda” ou não, seu peso não te define. Ninguém precisa ser magro para ser feliz. A obesidade não pode baixar a autoestima. Se você não se ama, como quer que um homem te ame?

Refletindo sobre isso achei interessante fazer uma pesquisa e escrever um artigo sobre a obesidade, a autoestima e até onde isso é um problema. E veja o que eu descobri.

Estar acima do peso pode causar problemas no relacionamento

Cientistas da universidade do Arizona investigaram para saber se estar acima do peso causa problemas no relacionamento. A conclusão revelou que a obesidade e autoestima baixa é a causa de conflitos e discussões entre casais com pesos diferentes. Especialmente casais onde a mulher está acima do peso e o homem não.

O estudo descobriu também que, se a pessoa acima do peso se sente apoiada pelo parceiro, as chances de discussões e conflitos diminuem. Ajudando o companheiro(a) a superar o problema e melhorando os hábitos alimentares, o relacionamento pode ficar mais forte. Isso é boa notícia para praticamente todo mundo, porque tanto os homens quanto as mulheres tendem a ganhar peso depois que entram em um relacionamento de longo prazo.

Essa mudança na aparência pode levar um parceiro a perder o interesse sexual. Uma das coisas mais difíceis para o casal é manter a chama da atração sexual acesa, especialmente porque pessoas comuns ganham peso ano após ano.

Obesidade mata

Obesidade e autoestima, até onde isso é um problema - Obesidade mata

Não podemos viver sem comer, mas comer em excesso causa problemas de saúde e pode até matar. Quando a pessoa acima do peso não se gosta, ela fica triste, deprimida, não cuida da alimentação e do corpo e isso gera doenças.  Estimativas indicam que a obesidade já é a segunda principal causa de morte no mundo todo. O excesso de peso mata mais do que o câncer (na verdade a obesidade pode ser a causa do câncer), mais do que a Aids, mais do que o crime e mais do que o trânsito. Só não mata mais do que cigarro.

No Brasil, uma a cada cinco pessoas tem sobrepeso. Incluindo crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos. As consequências são devastadoras para a saúde, principalmente no que diz respeito às doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, osteoartrite, doença degenerativa das articulações e câncer .

Diversas são as causas da obesidade. Entre eles estão os biológicos, culturais, comportamentais, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais. As orientações nutricionais para mudanças nos hábitos alimentares e recomendações de atividades físicas devem ser graduais e prazerosas, respeitando a individualidade de cada um.

Além disso, é importante lembrar que a prevenção é a melhor maneira de controlar os altos índices de obesidade, iniciando-se já na gestação, pré-escola e adolescência, com foco na educação nutricional com equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde.

Obesidade x Autoestima x Amor

Você já parou para pensar o que faz com que a gente sinta atração por um tipo ou outro de pessoa.  O perfil de homem que atrai você com certeza não é o mesmo que atrai muitas das suas amigas. Um estudo feito recentemente pela universidade de Berlin na Alemanha confirma que o lado físico, à primeira vista, pode contar bastante, mas nem sempre é tão importante assim.

O estudo concluiu que os sinais emocionais enviados por uma pessoa como o sorriso, uma expressão facial de felicidade por exemplo podem ser processados no cérebro de forma muito mais eficiente do que a imagem que os olhos veem.




Você não precisa de alguém em sua vida para estar completa. Você pode até querer um relacionamento mais que tudo, mas se você sente um vazio na sua vida, não é um homem que vai preencher este espaço. Encontre a sua melhor versão feminina dentro de você. E não se surpreenda quando as pessoas ao seu redor não te reconhecerem mais.

Seja seu grande amor

Não precisa  exigir o amor de ninguém, quando encontrar alguém que valha a pena, certamente terá sinais, e se não for a pessoa certa, sinta-se segura para buscar melhores opções. Não tente apressar as coisas, tenha serenidade para que os relacionamentos se desenvolvam de maneira completa naturalmente. A conexão profunda entre as pessoas surge através das experiências e dos bons momentos que compartilham juntos.

Seja sempre prioridade na sua vida.  Você precisa sair e viver, explorar suas opções e escolher a melhor delas pra você. Veja um filme, faça uma viagem para meditar, passe mais tempo com as suas amigas e acima de qualquer coisa encontre a felicidade junto da pessoa mais importante desse mundo… Você!

Seu peso não importa… autoestima em primeiro lugar!

Vista-se para você, arrume-se para sentir-se bem e não para impressionar os outros. No momento que você se sente bem, vai impressionar a todos sem esforço.

Psicólogos afirmam que o sofrimento mental não tem idade. Ele acontece com crianças, jovens, adultos e idosos. Ou seja, o sofrimento mental é uma coisa que pode atingir qualquer pessoa em qualquer etapa da vida e por diversos motivos.  Seja qual for o motivo do seu sofrimento, descubra o que você quer e mude o que precisa ser mudado. Se você está se sentindo mal por que estar acima do peso, faça uma dieta, mude o seu peso ou aprenda a conviver com ele, mas seja feliz.

Ficar lá escondida  se vitimizando, vivendo seu sofrimento sozinha sem pedir auxílio às pessoas que gostam de você não vai mudar nada. Então, busque ajuda profissional se for preciso. Saiba que precisa tomar algumas atitudes para trazer mais qualidade para a sua vida e melhorar sua autoestima. Saia da sua zona de conforto. Para de se esconder atrás dos seus medos e descubra o que você quer…

Não tenha medo de ser feliz…

Uma das coisas mais poderosas pra quem quer atrair pessoas e coisas boas em sua vida é a autoestima. O amor-próprio e a confiança em nós mesmos mostra ao mundo que existe dentro de nós muito mais do que a imagem que os olhos podem ver. A imagem que as pessoas têm de nós está diretamente relacionada à imagem que nós temos de nós mesmos.

Não importa se é homem ou mulher, uma pessoa com uma boa autoestima carrega uma energia muito mais positiva aonde quer que ela vá. Essa boa imagem sobre si faz com que ela aja muito mais positivamente, se tornando muito mais sorridente, mais agradável, fazendo com que todos queiram estar ao seu lado em qualquer situação.

Ao melhorar a sua autoestima você vai estar se empoderando. A medida que você passa a acreditar mais em si e a agir dessa maneira, você começa a produzir mais serotonina e a programar o seu cérebro para que se sinta cada vez mais segura de si e com mais orgulho de si mesma. Acredite, a autoestima abre portas e depende, acima de tudo, das escolhas que você faz. Acima de tudo, se permita se sentir suficiente, esteja no comando da sua vida.

A autoestima elevada gera emoções e sentimentos positivos pra quem quer que esteja ao seu lado de forma que as outras pessoas queiram mais a sua presença em suas vidas.

Conclusão sobre: Obesidade e autoestima, até onde isso é um problema?

Respeite e ame a si mesma, seja forte, acima de tudo, seja você, não importa o tamanho da roupa que você veste. Este é o segredo que determina se um homem vai se apaixonar por você ou não.

Mulher decidida é mais do que poderosa. É simplesmente soberana!

 

#FicaDica

Como se tornar autoconfiante?

-Saiba o que quer, tenha um proposito definido;

-Tenha certeza absoluta que possui a capacidade para alcançá-lo;

-Mantenha a ação persistente e contínua para atingir seu objetivo;

-Comprometa-se a agir e comece imediatamente;

-Desenvolva a pessoa que você é, se quer ser mais, então seja mais…




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 − treze =

Seja o primeiro a comentar!