Hidratação para cabelos com babosa

Hidratação para cabelos com babosa: Veja os benefícios e como usar um hidratante natural poderoso, perfeito para cabelos, secos, oleosos, crespos e lisos. Confira as dicas e deixe o seu cabelo maravilhoso!

Hidratação para cabelos com babosa

Aloe vera, também conhecida por babosa, é uma planta suculenta do gênero Aloe. Planta de clima tropical de fácil cultivo. Possui benefícios medicinais e é muito usada em tratamentos de beleza, como xampus, condicionadores, máscaras de hidratação para cabelos e cremes para pele.

A babosa possui também propriedades calmantes, cicatrizantes, regeneradoras, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias e funciona como um antioxidante natural.

Com toda certeza você já ouviu falar da eficacia da babosa não só para cabelos e pele. No entanto, neste artigo vamos nos concentrar apenas na hidratação para cabelos com babosa.

Essa planta milagrosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, minerais e aminoácidos. Auxilia na produção de colágeno, deixa os fios hidratados, brilhantes, macios e cheios de vitalidade. Além disso, ajuda no crescimento, alivia a irritação cutânea e atua como um protetor solar. Limpa profundamente eliminando caspa, seborreia e fortalece os fios diminuindo a queda. Sem contar que atua no couro cabeludo retardando o aparecimento dos indesejáveis cabelos brancos.

 

Leia também: Porque os cabelos ficam brancos e como evitar?

 

A polpa da planta pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo, pura ou misturada com outros ingredientes oferecendo benefícios incríveis. A babosa não só é ótima para cabelos secos e encaracolados, como também serve para qualquer tipo de cabelo.

Receitas de hidratação para cabelos com babosa

A babosa pode perfeitamente ser usada pura para hidratar os cabelos. Retire a polpa de 1 ou 2 folhas e use diretamente no couro cabeludo massageando. Ou se preferir, bata com um pouco de água a folha com a casca no liquidificador, ou centrífuga, coe e passe nos cabelos. Deixe agir por pelo menos 10 minutos e lave normalmente. A quantidade varia de acordo com do tamanho cabelo.

1 – Máscara para hidratar e fortalecer

Creme hidratante para cabelos de sua preferencia (a quantidade que você já usa)

Gel de 1 ou 2 folhas de babosa

Basta misturar os 2 ingredientes e usar, não guarde. Nos cabelos limpos, ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem. Enrole uma toalha ou se preferir coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos. Logo após , lave, enxágue e finalize como quiser. Para cabelos secos acrescente algumas gotas de óleo de coco.

2 – Máscara para hidratar e fortalecer cabelos muito ressecados

Hidratação para cabelos com babosa - Máscara para hidratar e fortalecer cabelos muito ressecados

Creme para cabelos de sua preferencia (a quantidade que você já usa)

Gel de 1 ou 2 folhas de babosa

10 a 20 gotas de óleo (de sua preferencia)

Pode ser óleo de coco, amêndoas, jojoba, argan, rícino, copaíba, rosa mosqueta, azeite de oliva, etc. Use um ou pode misturar um pouco de cada. Misture tudo e passe nos cabelos secos (antes de lavar). Enrole uma toalha ou coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos.

Lave e finalize normalmente. Sem dúvida, essa mistura é maravilhosa para cabelos secos e crespos. Pode ser feita de 15 em 15 dias. (Esta é a minha preferida).

3 – Limpeza e esfoliação

Gel de 1 ou 2 folhas de babosa

1 colher (sopa) de açúcar cristal ou açúcar mascavo

O gel da babosa promove uma limpeza profunda, eliminando toda a sujeira acumulada nos poros do couro cabeludo

Misture bem e aplique delicadamente em todo o couro cabeludo com movimentos circulares. Use uma touca ou toalha e deixe agir por (pelo menos) 10 minutos. Lave como de costume. Este procedimento pode ser feito uma vez ao mês.

4 – Spray para evitar o frizz

4 colheres (sopa) do gel de babosa

100 ml de água

O spray de babosa mantém o cabelo hidratado durante o dia todo e evita o frizz. Misture tudo e coloque em um frasco de spray, sempre agite bem antes de usar. Borrife nos fios secos sempre que for necessário.

5 – Hidratação para cabelos com babosa e amido para tirar volume

Gel de 1 ou 2 folhas de babosa

100 ml de água

1 colher de amido de milho

1 colher de creme hidratante para cabelos (de sua preferencia)

Em primeiro lugar, misture a água com o amido e leve para o fogo até engrossar. Retire do fogo e misture o creme hidratante e o gel da babosa até ficar homogêneo. Passe em todo comprimento do cabelo enluvando mexa por mexa.

Deixe a máscara agir por aproximadamente uma hora, logo depois lave e finalize como de costume. Esta mascara é perfeita pra quem gosta de usar a chapinha. O amido tira o volume do cabelo e a mistura de babosa com creme deixa os fios brilhantes.




6 – Hidratação para cabelos com babosa e ovo

Gel de 1 folha de babosa

10 a 20 gotas de óleo de rícino (para cabelos secos)

1 gema (para cabelos secos)

1 clara (para cabelos oleosos)

2 colheres de máscara de tratamento capilar (de sua preferencia)

Primeiramente, se o seu cabelo é seco use a gema de ovo que é rica em biotina, que ajuda a hidratar e aumenta a elasticidade do seu cabelo.

Rica em ácidos graxos que nutrem o cabelo da raiz até as pontas combatendo o ressecamento e as pontas duplas. A gema é um ótimo condicionador natural.

Para cabelos oleosos use a clara que é rica em enzimas, vitaminas do complexo B e selênio. A clara de ovo tem a qualidade de regular a produção de óleo do couro cabeludo. Também é excelente para tratar a caspa e dar volume aos cabelos muito lisos.

Faça a mistura de acordo com seu cabelo e aplique nos fios. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Então lave normalmente, de preferencia, usando um condicionador bem perfumado para ajudar a eliminar o cheiro de ovo.

Recomendamos que use a água morna ou fria para lavar. Afinal, a temperatura alta pode “cozinhar” o ovo, fazendo com que o ele “grude” nos fios.

7 – Hidratação para cabelos com babosa e leite de coco

Gel de 1 folha de babosa

100 ml de leite de coco

A princípio, na raiz do cabelo, você pode usar a babosa pura. E no restante do cabelo misture a babosa com o leite de coco até formar um creme homogêneo e passe em todo comprimento. Não precisa lavar o cabelo antes de usar a máscara. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Então lave e finalize como de costume.

8 – Hidratação para cabelos com babosa, azeite de oliva e mel

Hidratação para cabelos com babosa - Hidratação com babosa, azeite de oliva e mel

Gel de 1 folha de babosa

Azeite de oliva (1 colher de sopa)

Mel de abelha (1 colher de sopa)

Máscara de hidratação (de sua preferencia)

Bepantol (1 colher de chá)

Em resumo, misture todos os ingredientes e aplique nos cabelos limpos. Deixe agir de 10 a 20 minutos, lave e finalize como de costume. Essa máscara é recomendada para quem tem os fios ressecados ou sem brilho.

9 – Hidratação com babosa para cabelos loiros

Se você é loira e nunca teve problemas com manchas após o uso de babosa, agradeça, porque isso pode acontecer. Principalmente nos loiros bem claros ou se estiver muito poroso. Para evitar isso, basta acrescentar um matizador na sua receita. Ele serve como prevenção e ainda retira o aspecto amarelado dos fios.

Dessa forma, não apenas hidrata como também corrige o tom dos cabelos, deixando macios e brilhantes. Mas, se preferir faça um teste em uma mecha da parte de baixo do cabelo.
Veja a os ingredientes e o modo de fazer a hidratação:

Gel de 1 folha de babosa
Máscara matizadora 1 colher de sopa
Máscara para hidratação 1 colher de sopa

Lave os cabelos com xampu, passe a mistura enluvando bem mecha por mecha, deixe agir por 15 minutos, logo depois, enxágue e  finalize como preferir!

Conclusão:

Enfim, usar a babosa para fazer hidratação para cabelos é muito fácil e vale muito a pena. Como você percebeu, não existe um tempo exato para deixar a mistura agindo nos cabelos. Isso varia muito de acordo com o estado e o tipo do cabelo.

Por ser natural, não tem contra contraindicações sobre o uso externo da babosa. Qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, a não ser, obvio, em casos de alergia, o que também é muito raro.

A quantidade que você precisa varia de acordo com o tamanho cabelo. Mesmo que você não tenha muito tempo, use a babosa como puder, sem dúvida, terá bons resultados. Se você tem uma receitinha de hidratação para cabelos com babosa e quer compartilhar conosco, fique a vontade e deixe nos comentários. Ficaremos felizes em testar… 🤭

Lembrando que este site é apenas informativo, o que fazemos aqui é mostrar alternativas citadas por profissionais da área. Para obter mais informações procure orientação de um profissional da sua confiança.

Fontes de pesquisa: Dr. Axe, How Stuff WorksHappy and Raw




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

um × 4 =

Seja o primeiro a comentar!