Grandes mulheres brasileiras

Grandes mulheres brasileiras que provam a força feminina e nos inspiram. Mulheres além do seu tempo, heroínas de lutas que mudaram a história do Brasil.

Grandes mulheres brasileiras

As grandes mulheres brasileiras são nossa maior força e fonte de inspiração. Afinal, não é difícil encontrar uma lista enorme de mulheres maravilhosas que fizeram diferença e marcaram época no Brasil. Aqui citaremos apenas algumas mulheres que dedicaram suas vidas para melhorar a vida dos outros. Acima de tudo, aquelas que realmente mudaram a vida e a história dos brasileiros pra sempre.

Grandes mulheres brasileiras que mudaram a história do país

Primeiramente, não existe somente as figuras masculinas na história do Brasil. Também encontramos entre eles, muitas grandes mulheres brasileiras que mudaram e pra melhor, o nosso destino. Confira:

1- Princesa Isabel

Grandes mulheres brasileiras - Princesa Isabel

A Princesa Imperial do Brasil, filha do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Tereza Cristina. Com a morte dos irmãos foi declarada herdeira do trono brasileiro e aos 14 anos jura a Constituição Imperial. Em 13 de maio de 1888, após uma grande batalha política, a princesa assina a Lei Áurea, acabando com a escravidão no país.

Porém, seu gesto não agradou o Exército brasileiro e a elite agrária. Um golpe de Estado proclama a República no dia 15 novembro de 1889. Consequentemente, a família imperial é expulsa do Brasil e exilada na França.

2- Maria Quitéria

Grandes mulheres brasileiras - Maria Quitéria

É também conhecida como a Joana D’Arc brasileira, esta mulher lutou em prol da independência do Brasil no século XIX, mas teve que se disfarçar de homem para ser aprovada pelo Exército Brasileiro. Ainda assim, mesmo depois de ser desmascarada, foi aprovada por seu comandante para continuar em sua equipe.

3- Lota de Macedo Soares

Grandes mulheres brasileiras - Lota de Macedo Soares

Na década de 60, foi uma das melhores e mais importantes arquitetas do país, foi esta mulher quem criou o projeto do Parque do Flamengo, ela também foi uma das primeiras a ganhar visibilidade lésbica, pois nunca escondeu sua sexualidade.

4- Chiquinha Gonzaga

Histórias Cariocas - Memória da cidade

É quem produziu e quem compôs  a marchinha “Ó Abre Alas”, do ano de 1899, e foi a primeira maestrina do Brasil, ao todo compôs mais de 2 mil músicas. Além disso, criou dois filhos sozinha e ainda lutou a favor da Abolição dos Escravos.

5- Leolinda Daltro

Grandes mulheres brasileiras - Leolinda Daltro

Criou o movimento feminista no Brasil, trabalhou por muito tempo como professora e ajudou o povo indígena, representa o movimento sufragista e também foi a principal responsável pelo Partido Republicano Feminino, no ano de 1910, por isso, merece destaque como uma das grandes mulheres brasileiras.

6- Nísia Floresta

Grandes mulheres brasileiras - Nisia Floresta

Escreveu e desenvolveu a obra “Direitos das mulheres e injustiça dos homens”, esta obra foi lançada em 1832. Nísia é gaúcha, porém, durante sua vida viajou os estados brasileiros em prol da educação das meninas brasileiras.




7- Tarsila do Amaral

Grandes mulheres brasileiras - Tarsila do Amaral

É autora do quadro Abaporu, que está atualmente avaliado em US$ 2,5 milhões, é precursora da primeira fase do modernismo artístico brasileiro, e ainda ajudou na organização da semana de arte moderna de 1922.

8- Anita Garibaldi

Grandes mulheres brasileiras - Anita Garibaldi

Foi uma das mulheres que lutaram na Guerra dos Farrapos, casou-se com o italiano Giuseppe Garibaldi que também lutava. Mesmo após ter filhos, Anita conseguia se destacar por sua coragem, mas faleceu aos 27 anos depois de dar  à luz ao 5º filho.

9- Zilda Arns

Grandes mulheres brasileiras - Zilda Arns

Por meio de seu trabalho como pediatra, conseguiu reduzir de maneira drástica, a desnutrição infantil no Brasil, graças à fórmula do soro caseiro, em 1983 criou a Pastoral da Criança. Faleceu durante uma missão no Haiti, devido ao terremoto.

10- Maria da Penha

Grandes mulheres brasileiras - Maria da Penha

Luta até hoje contra a violência doméstica, criou a lei que leva seu nome, devido às ameaças de morte que sofreu do ex-marido no passado. Esta lei foi aprovada em 2006 com uma parceria com a OEA, até hoje tem ajudado muitas mulheres que sofrem do mesmo problema.

11- Nise da Silveira

Grandes mulheres brasileiras - Nise da Silveira

Nise da Silveira foi com certeza uma mulher de coragem. Foi a única mulher em uma turma de 157 homens a se formar em medicina em 1931. Atualmente, esta alagoana, médica psiquiatra, é reconhecida por revolucionar os tratamentos psiquiátricos brasileiros.

Nise humanizou os tratamentos psiquiatras, adotando o convívio de animais de estimação com os internos e a utilização das artes plasticas, o que ajudou muito na melhora do comportamento dos pacientes. Os trabalhos dos internos foram colocados no Museu de Imagens do Inconsciente, ganhando reconhecimento internacional.

12- Bertha Lutz

Grandes mulheres brasileiras - Bertha Lutz

Botânica, advogada e militante feminista Bertha estudou na Sorbonne, na faculdade de Ciências em Paris, onde conheceu as ideias feministas, voltando ao Brasil, em 1918.

Como educadora, expandiu os direitos da mulher na educação. Fundadora da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher. Participou da Associação Brasileira de Educação que defendia a educação pública, laica e mista, e acima de tudo, o ensino secundário para todos.

Conclusão…

As grandes mulheres brasileiras sem dúvidas possuem histórias que nos inspiram, encantam e fascinam. Enfim, se você pretende ter boas leituras e aprender mais sobre assuntos femininos, conheça as outras categorias e temas que deixamos disponível em nosso blog.




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

18 + 16 =

6 Comentários

  1. Avatar Fernanda disse:

    MUITO BEM LEMBRADO. Parabéns, pelo artigo