Contos, fábulas e parábolas: A vaquinha e o penhasco 🐮

A vaquinha e o penhasco, é uma parábola que conta a história de um sábio e seu discípulo, que numa viagem visitam um sitio muito pobre. Leia e inspire-se!

Contos, fábulas e parábolas: A vaquinha e o penhasco 🐮

Compartilhe com seus amigos e grupos:



A vaquinha e o penhasco é uma parábola que conta a história de um mestre muito sábio que passeava por uma floresta com o seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sitio de aparência pobre e resolveu fazer uma visita aos moradores.

Durante o percurso até o sitio, o mestre falou ao seu discípulo sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que podemos ter. Mesmo com pessoas humildes que mal conhecemos, sempre podemos aprender algo.

Chegando ao sítio, eles constataram a enorme pobreza do lugar. Casa de madeira, sem calçamento, apenas os moradores, um casal e três filhos vestidos com roupas sujas e rasgadas.

Se aproximaram de um senhor que aparentemente era o pai daquela família e perguntaram:

– Nestas áreas não há sinais de comércio e trabalho, como o senhor e sua família sobrevivem aqui?

O senhor calmamente respondeu:

– Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte deste leite nós vendemos ou trocamos por outros produtos na cidade vizinha. O resto nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.

O sábio mestre agradeceu a informação e contemplou o lugar por alguns momentos, eles se despediram e foram embora.

No meio do caminho, o mestre voltou-se para o seu fiel discípulo e ordenou:

– Vá até o sítio, pegue a vaquinha, leve até o penhasco e a jogue-a lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantado, questionando a atitude de seu mestre. Mestre, a vaquinha é o único meio de sobrevivência que aquela família tem.

Mas como percebeu o silêncio absoluto de seu mestre e prometeu total obediência, ele foi cumprir a ordem com dor no coração. Pegou a vaquinha e a empurrou penhasco abaixo. E seguiram a viagem.

A grande lição

Aquela cena ficou marcada na memória do jovem. Ele sempre pensava no acontecido e as vezes duvidava das atitudes de seu mestre.

Depois de alguns anos decidiu então largar tudo o que havia aprendido, voltar para aquele local para pedir perdão e tentar ajudá-los de alguma forma.

Chegando ao local, entrou em desespero ao avistar uma casa bonita, toda murada, com árvores e flores no quintal, um carro na garagem e crianças brincando no jardim. Ficou triste, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.




Chegando ao portão foi recebido por um caseiro muito simpático, a quem perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos atrás, e o caseiro então respondeu:

– Continuam morando aqui.

Espantado, ele entrou correndo na casa e viu a mesma família que visitara com seu mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor.

– Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?

E o senhor entusiasmado respondeu.

– Ah! nós tínhamos uma vaquinha que era a nossa fonte de sobrevivência, um dia ela caiu no penhasco e morreu. Depois disso nós tivemos que fazer outras coisas para sobreviver e descobrimos habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim conseguimos o sucesso que pode ser visto agora.

Conclusões sobre “A vaquinha e o penhasco”

Quando leio A vaquinha e o penhasco fico imaginando na lição que essa parábola nos passa para nossa vida.

Já imaginaram a quantidade de vaquinhas que temos nas nossas vidas? Muitas delas atrapalhando o nosso crescimento, nos proporcionando nada mais que comodismo e falsa sensação de conforto?

Muitas vezes precisamos enxergar essas vaquinhas e empurrá-las precipício abaixo, ou se alguma já caiu, perceber o lado bom daquela situação e buscar tirar proveito dela.

Perder um emprego, acabar um relacionamento e outras tantas coisas traumáticas são como marcos em nossas vidas, servem para mostrar que você passou por ali mas sobreviveu, ficou mais forte e melhor.

Caso tenha passado ou esteja passando por uma situação assim, agradeça. Mesmo que pareça ruim agora, mesmo que sinta medo do novo, do desconhecido, tudo leva a um caminho melhor, só depende de você buscar novos rumos e enxergar as oportunidades.

Acima de tudo confie em Deus e siga caminhando. Foco, força e fé, sempre!

E você? Tem uma vaquinha que está precisando empurrar do penhasco? Comente…

OBS: “A vaquinha e o penhasco” é uma parábola antiga de autor desconhecido. Foi apenas descrita aqui para que os leitores sejam inspirados a refletir sobre sua vida.




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

dezenove − nove =

Seja o primeiro a comentar!