Conheça e entenda seus cabelos da raiz até as pontas

Conheça e entenda seus cabelos da raiz até as pontas, isso é essencial para acertar na compra dos produtos que sejam apropriados para ele. Neste artigo vamos desvendar todos os segredos dos seus cabelos de uma vez por todas.

Conheça e entenda seus cabelos da raiz até as pontas

Compartilhe com seus amigos e grupos:



Conheça e entenda seus cabelos da raiz até as pontas e descubra qual é o seu tipo de cabelo seco, normal, oleoso ou misto, é crespo, liso, encaracolado ou ondulado… Identificar é essencial para acertar na compra dos produtos que sejam apropriados para ele. Com tantas opções de tratamentos, escolher o produto certo não é uma tarefa fácil.

Existem no mercado produtos com preços bem acessíveis e de boa qualidade mas vale lembrar que não adianta comprar qualquer produto somente porque está na oferta, nem pagar mais caro achando que o produto é melhor. O produto certo para cada cabelo não depende de preço, mas sim de fazer a escolha certa para cada cabelo.

Fios diferentes necessitam de cuidados diferentes. Por isso é importante conhecer o seu cabelo. Neste artigo vamos falar tudo sobre os cabelos da raiz até as pontas, como identificar e cuidar cada um dos tipos, mas antes de tudo vamos entender como o fio é formado.

Estrutura dos fios

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas-Estrutura-dos-fios-1

Os fios de cabelo são formados por camadas diferentes, as três principais são: o córtex, a medula e a cutícula ou escamas. Saber a função de cada uma ajuda descobrir o que você precisa repor para ter seus cabelos sempre saudáveis e bonitos. Quando o cabelo está saudável, as três camadas estão unidas.

Medula

A medula é o núcleo do cabelo, que é pouco conhecida porque nem todos os fios possuem medula, e nestes fios o centro capilar é preenchida com queratina. Geralmente os fios mais grossos tem a medula, como por exemplo os fios brancos. Existem pessoas que não possuem medula em nenhum fio. Há controversa entre os especialistas quanto a função da medula mas o que se sabe é que ela não exige muitos cuidados especiais.

córtex

O córtex é a camada interna do fio, ela que define as principais características do cabelo, como a cor, forma, elasticidade, resistência dos fios e a quantidade natural de umidade. O cabelo quando está saudável é elástico e pode esticar até 30% sem danificar seriamente. É muito resistente, até mais que o aço, porém é frágil e necessita de cuidados específicos para manter a saúde dos cabelos da raiz até as pontas.

No córtex contém alta concentração de queratina, oxigênio e hidrogênio, responsáveis pela hidratação interna do cabelo. Ela que determina a elasticidade e resistência dos fios. Se o córtex for danificado, é mais difícil tratar, por que ele está na parte interna do fio.

Por isso é tão importante manter sempre o cabelo bem hidratado. Porém, se o cabelo estiver muito ressecado e fino nas pontas, provavelmente ele já tenha sido afetado. Neste caso invista em máscaras de proteína e tratamentos de reconstrução e dependendo do dano causado só um corte resolve.

Cutícula ou escama

Esta é a parte externa do cabelo, composta por escamas sobrepostas que protegem o córtex. É ela que acaba sofrendo mais os danos provocados pelas tinturas, descolorações, alisamentos, secadores e chapinhas que usamos. A cutícula é resistente, mas quando é exposta a produtos químicos alcalinos frequentemente, ela perde a força natural, assim, o cabelo fica frágil e seco.

Os produtos alcalinos e xampus anti-resíduos abrem as escamas e se não for devidamente fechada o fio fica exposto causando porosidade, ressecamento e queda. Para isso é indicado o uso de produtos para selagem. O mesmo acontece com o uso excessivo de secadores e chapinhas. Por isso é recomendado o uso de protetor térmico sempre que for usar esses aparelhos.

O protetor térmico cria uma camada de proteção ao redor do fio para minimizar os danos causados pelo calor excessivo dos secadores, babyliss e chapinhas. A selagem é um tratamento a base de queratina que fecha as cutículas restaurando a saúde dos fios. Como resultado, mais disciplina, resistência, hidratação e brilho.

Quais são os tipos de cabelo e como identificar?

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas

De acordo com o grau de curvatura o cabelo pode ser crespo, cacheado, ondulado ou liso e de acordo com a textura o aspecto dos fios pode ser oleoso, seco, normal ou misto. Cada cabelo reage de modo diferente com relação aos efeitos do dia a dia, como o clima, umidade, e aos produtos utilizados nos tratamentos.

Identificar e perceber as necessidades do seu cabelo é fundamental para cuidar da melhor forma, e ter os resultados esperados. Para ajudar na escolha dos produtos o primeiro passo é saber com certeza qual é o seu tipo de cabelo, oleoso, misto, seco ou normal. Então, veja as características de cada um e descubra qual é o seu.

Cabelos secos

Os cabelos secos geralmente são opacos e sem brilho natural. Quase sempre volumosos, com frizz, os fios costumam ser mais porosos e desidratados por causa da falta de oleosidade natural. Faça o teste passando os dedos nos cabelos, caso não fiquem engordurados, provavelmente seu cabelo seja seco e requer hidratação constante para manter a lubrificação dos fios.

Lavagens diárias não são indicadas, pois já são frágeis e quebram facilmente. São extremamente vulneráveis ao vento, poluição, frio, sol, chapinhas, secadores e principalmente aos processos químicos, como alisamentos e tinturas. Os cabelos secos são pouco sedosos (ou nada), por natureza, por isso precisam de muita hidratação incluindo óleos essenciais, e de bons produtos de finalização.

O corte frequente é essencial para qualquer tipo de cabelo, no entanto, os cabelos secos necessitam mais atenção. Se as pontas estiverem saudáveis, isso otimiza a hidratação, permitindo melhor absorção dos hidratantes.

Cuidado para não confundir cabelos secos com cabelos ressecados. O cabelo ressecado pode ser um cabelo misto ressecado ou até normal e ressecado… O cabelo ressecado acontece quando a estrutura do fio está alterada, por que a cutícula dos fios esta levemente aberta.

Geralmente provocados por uso de produtos inadequados ao tipo de cabelo, ou uso excessivo produtos químicos, secadores e chapinhas. Neste caso os cabelos ficam levemente áspero e parcialmente sem brilho. Para isso, basta fazer uso de produtos para fechar as cutículas dos fios, alternando com hidratações semanais. Isso recupera a estrutura dos fios deixando-os mais fortes e saudáveis.

Cabelos oleosos

Apresenta um alto grau de oleosidade, geralmente ele produz mais oleosidade que os outros, por isso, existe uma forte tendência para o acúmulo de sujeira. Para ter um aspecto sempre saudável, mantenha lavagens diárias, usando água fria ou morna, assim, o cabelo vai estar sempre limpo.

Cabelos normais

Nos cabelos normais, não existe tanto acúmulo de oleosidade, as pontas são mais secas, porém, a raiz tem aparência normal. Geralmente é um cabelo muito saudável, dificilmente tem problemas no couro cabeludo como caspas e dermatites. É um cabelo muito fácil de cuidar, por isso não necessita de grandes tratamentos, no entanto, a higiene e hidratação é importante para saúde e beleza de todos os tipos de cabelos da raiz até as pontas.

Cabelos mistos

Para os profissionais, este é um dos mais complicados, sua principal característica é de ser oleoso na raiz, e seco nas pontas. Este cabelo necessita limpeza profunda e hidratação. O ideal é lavagens diárias para manter a raiz limpa e hidratação somente nas pontas. Assim, mantem a saúde e o brilho dos fios.

Tipos de cabelo de acordo com a curvatura

Falando em curvatura encontramos quatro tipos de cabelos, o liso, ondulado, cacheado, e crespo, que foram divididos em três variações. Para cada um existem cuidados específicos, então primeiramente vamos entender quais são as características de cada fio.

Liso

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas-Liso

O liso, definido como grupo 1, é totalmente escorrido, sem ondulação nenhuma. Possuem uma oleosidade natural que desce por todo o cabelo com facilidade, é naturalmente macio e com muito brilho.

1A

Cabelo de estrutura muito fina, macio e sem volume, é tao leve que forma frizz e fica oleoso rapidamente e não adianta tentar formar cachos, eles não se fixam por muito tempo.
1B

Cabelo de densidade média, na raiz mantêm um pouco de volume.
1C

Cabelo grosso e resistente, com volume na raiz, geralmente os indígenas tem esse tipo de cabelo.

Ondulado

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas-Ondulado

O ondulado é o tipo 2, este apresenta uma levíssima ondulação, também tem uma estrutura extremamente fina, podendo ser considerado quase liso. Não contém muito volume e da mesma forma que o anterior, pode apresentar oleosidade na raiz.




2A
Sem muito volume na raiz, por causa da oleosidade natural. O fio é fino e tem formato de “S” alongado, é muito fácil de modelar.

2B
Tem uma forte tendência a ter frizz. Não é tão fácil modelar porque o “S” já é bem definido.

2C
Um pouco volumoso e com movimento. O “S” é bem fechado quase forma cachos.

Cacheado ou Encaracolado

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas-Cacheado

O cabelo cacheado é o tipo 3. Geralmente é seco pela dificuldade da oleosidade percorrer o fio enrolado.

3A

Tem cachos grandes e bem definidos na forma de “S”. Geralmente é poroso mas alisa fácil e o penteado dura por muito tempo.
3B

Os cachos são menores, porém, mais densos e firmes, por isso difícil de alisar.
3C

Este tem cachos muito pequenos e fechados, parece uma molinha. O cabelo é fino e frágil, mas é volumoso por isso aparenta ter muito cabelo.

Crespo

Conheça-e-entenda-seus-cabelos-da-raiz-até-as-pontas-Crespo

O crespo costuma ser o mais volumoso e seco de todos porque que além de produzir pouca oleosidade natural, ela não consegue chegar até as pontas. É muito comum em pessoas afrodescendentes.

4A
Esse cabelo tem cachos super fechados e muito bem definidos em forma de espiral.

4B
Este tem ainda mais volume e os cachinhos perfeitos para o black power. É muito ressecado, difícil desembaraçar por que os cachos enrolam em ziguezague, são “coladinhos” formando pequenas mechas.

4C
O cabelo é uma mistura de zigue-zague e fios sem nenhuma definição. São extremamente ressecados, não possuem uma forma definida, certamente o mais rebelde e difícil de pentear.

Cuidados para todos os tipos de cabelo

Tipos-de-cabelos-Oleoso-seco-normal-ou-misto-como-identificar-Cabelos-normais

Independente do tipo do cabelo, da curvatura, estrutura ou textura, os cuidados são essenciais para garantir o brilho e a aparência saudável dos cabelos. Então veja essas dicas e saiba como tratar os diferentes tipos de cabelos da raiz até as pontas:

Mantenha cortes regulares

Cortar aqueles “dois dedinhos” frequentemente elimina as postas duplas e ressecadas, além de fazer com que os cabelos cresçam mais fortes. Principalmente se tiverem químicas.

Respeite o tempo de lavagem e o período de hidratação que cada cabelo necessita

Cada tipo de cabelo possui características únicas e assim, necessita uma frequência de limpeza e hidratação diferente. Observe o estado de seu cabelo, se estão opacos, sem brilho, estáticos e embaraçam mais facilmente, estão desidratados. Lembre-se, cabelos com química requerem hidratação mais frequente.

Usar sempre o mesmo produto de hidratação por melhor que seja, pode deixar o cabelo saturado de algum dos nutrientes. Alterne entre a máscara reconstrutora e a nutritiva. Assim eles ficarão firmes, fortes, com brilho e maciez, mas sempre com cuidado para não usar nada em excesso.

Utilize produtos específicos ao seu tipo de cabelo

Do mesmo modo que a pele, cada tipo de cabelo também precisa de um produto próprio para ter o efeito desejado. Cabelos oleosos, normais, secos, crespos, lisos, alisados, tingidos ou naturais, não importa, todos precisam de “truques” para destacar suas qualidades. Observe nas embalagens dos produtos, geralmente tem a curvatura indicada.

Sempre retire completamente o xampu e condicionador

Xampus e condicionadores são para lavar, resíduos destes produtos deixam os cabelos opacos e sem movimento e podem causar alergias no couro cabeludo. Além disso, estes produtos não são antitérmicos e podem intensificar a ação do calor, queimando o cabelo com o uso de secador ou chapinha.

Use protetor térmico

Se for usar secador ou chapinha aplique um protetor térmico para proteger os fios, isso evita o ressecamento.

Proteja seus cabelos dos raios solares

Sempre que  seu cabelo ficar por muito tempo exposto ao sol, use chapéu e protetor solar para cabelos.

Alimente-se de forma saudável

Consuma alimentos ricos em minerais, ferro, cobre, vitamina B12, zinco, biotina, iodo e proteínas. Evite enlatados, processados, refrigerantes e alimentos artificiais.

Beba líquidos

A hidratação do seu corpo é essencial para ter cabelos, pele e unhas fortes e saudáveis sempre.

Cuidado com a temperatura da água

Água muito quente não faz bem para nenhum tipo de cabelo, porque ela abre a cutícula e a água fria ajuda a fechar evitando aquele aspecto ressecado e arrepiado.

Liberdade para seus cabelos

O uso excessivo de chapéus, toucas e bonés sufoca o couro cabeludo, deixando os fios oleosos. Evite amarrar, os elásticos também danificam os fios, cabelos soltos e livres são mais saudáveis e bonitos.

Penteie com calma

Não tenha pressa, seja gentil, penteie com calma desembaraçando aos poucos para não arrebentar os fios. Os cabelos são frágeis e molhados ficam mais ainda, então vá com cuidado e use um finalizador ou um óleo reparador para proteger e facilitar o penteado.

Use cremes para evitar o frizz

O leave-in é um creme para ser usado depois do banho, no cabelo limpo e não precisa enxaguar. É uma hidratação instantânea que ajuda na redução do frizz. Para cabelos secos outra opção é fazer umectação com óleos que nutrem devolvendo a oleosidade principalmente nas pontas.

Conclusão sobre Conheça e entenda seus cabelos da raiz até as pontas

Enfim, agora que você já conhece seus cabelos da raiz até as pontas e sabe identificar qual o seu tipo de cabelo fica mais fácil descobrir o produto certo pra ele, dessa forma, seu penteado vai ficar impecável e você sempre maravilhosa.

E aí… gostou do conteúdo? Comente e compartilhe, nos ajude fazer do Mundo Mulher o melhor site de assuntos femininos.




Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 + 15 =

Seja o primeiro a comentar!