Como retirar manchas das roupas corretamente e sem esforço 👚

Manchou sua roupa? Descubra algumas valiosas dicas para retirar manchas das roupas sem muito esforço e sem estragar. CONFIRA!

Como retirar manchas das roupas corretamente e sem esforço 👚

Você estava tomando uma deliciosa xícara de café preto quando, sem querer, deixou cair um pouco da bebida bem no seu vestido preferido? Você esqueceu a caneta no bolso de sua calça e a bendita estourou, manchando tudo? Não se aflija: neste artigo você conhecerá algumas valiosas dicas para retirar manchas das roupas.

Continue lendo este artigo e domine a arte de se livrar das manchas que enfeiam as suas roupas!

Como retirar manchas de maquiagem das roupas

Para retirar a mancha de batom de um tecido branco, passe um pouco de acetona e depois lave a roupa normalmente. Se for em uma peça colorida, use primeiramente um cubo de gelo para as fibras se abrirem, depois passe um pouco de detergente de cozinha. Em seguida ponha a roupa para lavar.

Para retirar a mancha de outros tipos de maquiagem, esfregue um pouco de álcool 90º no tecido, então lave a roupa em seguida.

Removendo mancha de sangue da roupa

Retirar sangue da roupa é fácil: basta aplicar uma mistura de água com água oxigenada 20 volumes. Caso não tenha a água oxigenada, você pode usar vinagre no lugar para obter os mesmos resultados. 

Livrando-se das manchas de gordura

como-tirar-manchas-das-roupas-corretamente-e-sem-esforco

Caiu um pouco de óleo em sua roupa enquanto você comia o seu delicioso lanche? Para remover este e outros tipos de gordura de tecidos coloridos, lave a mancha com água quente e sabão. 

Ou coloque um pouco de farinha, maizena ou talco sobre a mancha, dos dois lados do tecido manchado. Coloque um pano de algodão (pode ser um lenço) sobre o tecido com o talco e outro embaixo da mancha, passe com o ferro quente sobre o lenço. Certamente a gordura será absorvida pelo talco e pelo tecido,  devido ao calor. Se precisar repita várias vezes.

Limpando sujeira de caneta das roupas

Para retirar manchas das roupas proveniente de canetas, passe um algodão embebido com álcool ou sabão sobre a mancha. Para uma mancha de caneta mais teimosa de sair, passe um pouco de suco de limão ou álcool.

Eliminando a graxa da roupa

Caso você fazia a manutenção de sua bicicleta e aconteceu de sujar a sua roupa com graxa, uma maneira de remover a sujeira é você polvilhar bastante talco e remover o excesso. Depois pode seguir o mesmo processo anterior para retirar gordura das roupas. 

Depois disto, ponha detergente de louça sobre a mancha, aguarde uns 20 minutos e então lave a roupa.

Acabe de uma vez por todas com a mancha de tinta a óleo

Pegue um copo de água morna e misture uma colher de chá de detergente. Ponha esta solução em uma esponja limpa e esfregue sobre a mancha de tinta. Lave com água fria e deixe secar naturalmente.

Caso a mancha de tinta a óleo esteja em um tecido escuro, aplique um pouco de casca de limão ou um pouco de leite quente, então lave com água e sabão neutro.

Álcool é excelente para tirar manchas de caneta das roupas brancas, basta passar álcool com um guardanapo, sobre a mancha.

Como tirar mancha de mofo

Aplique sobre a mancha de mofo um pano ou algodão embebido com sabão neutro. Se não tiver o sabão de pH neutro, substitua-o por suco de limão e vinagre branco.

Após passar o produto sobre o mofo, deixe secando ao sol por algumas horas e então lave a roupa em separado.

Removendo mancha de suor

Deixe a roupa suja de suor em uma bacia com 1 litro de água e 3 colheres de chá de vinagre branco durante 15 minutos. Após isto, basta lavar a roupa normalmente.

O que fazer quando o desodorante manchar a sua roupa

Esfregue suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha de desodorante e deixe agir por dois minutos.

Acabando com as manchas de café

Se você derrubou café há pouco tempo, passe gelo sobre a mancha ou uma solução de água com bicarbonato de sódio. Se a mancha de café for antiga, passe um pano úmido com vinagre branco ou com álcool.

Quando uma roupa mancha outra roupa

Para retirar manchas das roupas vindas de outras roupas, coloque a peça bem depressa em uma panela com água e um pouco de sabão e dê uma fervida rápida. Evite que a mancha seque para que a remoção seja mais fácil.

Conclusão de como retirar manchas das roupas

Você gostou destas dicas para retirar manchas das roupas? Você conhece outras soluções para tirar outros tipos de manchas? Então compartilhe conosco!

OBS: Obviamente é preciso ter muito mais cuidado com roupas delicadas…

Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

17 − dez =

Seja o primeiro a comentar!