Melhores alimentos para evitar doenças 🥑

Ter saúde é fundamental!!! Descubra como turbinar seu corpo e aumentar sua imunidade, consumindo os melhores alimentos para evitar doenças.

Melhores alimentos para evitar doenças 🥑

Você sabia que uma alimentação balanceada, mais natural e menos industrializada é excelente para a saúde e o bem-estar do nosso corpo? E acima de tudo, pode ser extremamente eficaz no combate de algumas doenças. Isso mesmo, existem certos alimentos para evitar doenças. 

Se alimentar bem é uma garantia de qualidade de vida, afinal, quando ingerimos os nutrientes necessários para o bem-estar, todos os nossos sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo…) funcionam da maneira correta. Separamos aqui 10 destes alimentos para evitar doenças que são indispensáveis para a saúde de todos os seres humanos. Confira! 

1. Vegetais verdes e crucíferos

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Vegetais-crucíferos

O primeiro da lista do grupo dos 10 alimentos para evitar doenças não é um, mas um conjunto de vegetais. Vegetais verdes contém muitas vitaminas, minerais e fibras. Principalmente os verde-escuros. Além disso, eles possuem luteína e zeaxantina, nutrientes importantes para os olhos e para as células do corpo. Os vegetais verdes ajudam também a prevenir doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Entre eles estão o repolho, a couve, os brócolis, a rúcula, o espinafre e todos os tipos de alface.

Um vegetal crucífero é uma planta cuja flor tem a corola em forma de cruz. Os vegetais crucíferos incluem o repolho, os brócolis, a couve, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o nabo, o agrião, o rabanete e a mostarda.

Além destes vegetais serem fonte de vitaminas, minerais e fibras, eles também previnem doenças como o câncer em virtude dos glicosinolatos contidos neles em alta quantia.

2. Cúrcuma

Curcuma

Também conhecido como açafrão, ela é altamente nutritiva e ajudará a tornar o nosso organismo saudável, livre de enfermidades. É um desintoxicante natural do fígado, ajuda na prevenção de melanoma. Além de ser antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras.

Estudos mostram que protege o estômago, ajuda a prevenir úlceras e a digestão de gorduras. O picante do açafrão ajuda também a combater a doença de Alzheimer. Algumas pesquisas demonstraram que idosos na Índia têm a menor taxa do mundo desta doença, possivelmente devido a curcumina, um composto anti-inflamatório do açafrão.

Segundo a Medicina Chinesa, o açafrão tonifica o sangue, promove a circulação de sangue e Qi, elimina a tristeza. É útil em casos de amenorreia, dor pós-parto por acumulação de sangue, edema pós-traumático, hematomas, ansiedade e tristeza. Deve ser evitado durante a gravidez.

3. Maçã

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Maçã

Saborosa, suculenta e saudável, a fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo. A maçã contém vitamina C e a pectina, um nutriente importante para diminuir o colesterol e o açúcar no sangue. Além disso, possui alto teor de fibras, consequentemente, ajuda a regular o intestino garantindo menos estresse sobre o reto. O antioxidante quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

4. Cebola, alho e afins

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Cebola-alho-e-afins

O  alho, o alho-poró, a cebola, a cebolinha, todos pertencem à mesma família de plantas. Além de serem excelentes temperos para diversos pratos, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o coração, e colaboram para reduzir a pressão alta e o colesterol. É difícil enumerar todos os seus benefícios.

Os alhos contêm 70 fitoquímicos activos ajudam a reduzir a pressão arterial elevada e o cancro do ovário, colo-rectal entre outros. O alho favorece na digestão, e mata os parasitas. Tem efeito vermífugo e fungicida, bactericida e desinfectante e é útil para diarreias, vômitos, intoxicações e infecções. Quando consumir alhos, esmague-os bem e deixe repousar até 30 minutos antes do aquecimento.

As cebolas são a melhor fonte de quercetina, um flavonóide que ajuda a manter o sangue saudável e a prevenir coágulos. Ambos são muito bons para a prevenção de alergias. Além disso, a cebola, tem propriedades anti-Infecciosas e anti-sépticas. A maior parte dos nutrientes da cebola encontram-se na própria casca. Coloque-a num saco e use-a em em sopas ou molhos.

5. Feijão e Lentilha

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Feijão

O feijão é o companheiro inseparável do almoço e do jantar da maioria dos brasileiros, e deve continuar assim. Ele combate doenças cardíacas graças aos seus inúmeros nutrientes, como proteína, fibra, ferro, potássio, magnésio e zinco. Contém isoflavona que evita doenças cardíacas, melhora a saúde da próstata, dos ossos e alivia alguns sintomas da menopausa. Sendo rico em proteínas e pobre em gordura, e também, os feijões são uma boa opção para substituir as carnes vermelhas.

Da mesma família do feijão, a lentilha é rica em proteínas e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar. Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingeridas. Atua na tensão pré-menstrual, por conter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação parecida ao hormônio feminino, como estrogênio que ajuda a diminuir os sintomas de TPM. Além disso, possui cálcio, responsável por produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

6. Chá

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Chá

O chá também faz parte dos alimentos para evitar doenças por causa de seus antioxidantes. Eles ajudam a metabolizar melhor a gordura do corpo (o que faz perder peso), além de prevenir o câncer, o diabetes e doenças do coração. Veja alguns exemplos que podem ser usados tanto em chás como temperos. 

 Alecrim

A erva é conhecida por ser um alimento completo. De aroma peculiar, o alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas. É um alimento com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante. Por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, seu consumo atua também na prevenção da anemia, no fortalecimento e desenvolvimento de ossos e músculos. 

Canela

O benefício mais notável da canela é a sua capacidade em reduzir o açúcar no sangue, ela controla a insulina de diabéticos e pré-diabéticos. Possui uma propriedade antioxidante poderosa.A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto, atua como um bom tônico. Além disso, é calmante, diminui a tensão nervosa. Estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

Gengibre

Apesar de muito utilizado como um antídoto para enjoos e mal estar, o gengibre ajuda também a manter os níveis de colesterol sob controlo, baixar a pressão arterial e aliviar inflamações associadas à artrite. Pesquisadores descobriram que o gengibre contribui para a eliminação do vírus da gripe. Porque ajuda o sistema imunológico a combater a infeção da gripe.

Se você tomar seu chá com um pouco de limão, fará o seu corpo absorver 80% mais dos antioxidantes contidos nesta bebida. Estes são bons motivos para um chazinho!

7. Cafeína

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Cafeína

Gosta de tomar 1 a 2 cafés por dia? Adora chocolate? Alimentos com cafeína, como café, chocolate e chá, têm altos níveis de polifenóis, que são um super-antioxidante pela sua capacidade de luta contra o cancro e contra a depressão. Um estudo da Universidade de Harvard defende que beber cinco xícaras de café diariamente reduz em 50% o risco de desenvolver diabetes.

Contudo, muito café pode causar nervosismo, pelo que a maioria dos especialistas recomenda limitar a ingestão a 2 xícaras por dia. Ou mudar para o descafeinado. Quer seja chá ou café, mais notável é que estudos comprovam que o descafeinado contém tantos antioxidantes como o normal. É claro, o chocolate é melhor o que tem mais cacau.

8. Nozes

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Nozes

Poucos alimentos são melhores para o cérebro do que as nozes. Estas contêm uma ótima fonte de serotonina, um neurotransmissor que diminui o apetite. Bem como vitamina E, magnésio, ácido fólico, proteína e fibra. As nozes possuem ainda mais gorduras saudáveis que o salmão, tornando-as um bom antídoto para a depressão. As nozes também são consideradas alimentos para evitar doenças por causa da gordura monossaturada que elas contêm em boa quantidade. Esta gordura é boa para o coração e reduz o colesterol, o diabetes e a obesidade.

As nozes são ainda compostas por polifenóis anti-inflamatórios. Muitos dos compostos das nozes, tais como a vitamina B5 e o ácido fólico, podem ser destruídos pelo calor, assim sendo, o melhor é comê-las ao natural.

9. Frutas vermelhas

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Frutas-vermelhas

As frutas como o morango, a framboesa, a amora e o mirtilo ou o blueberry contém inúmeros nutrientes e antioxidantes que previnem alguns tipos de câncer, infecções urinárias, doenças cardíacas e perda de memória.

Os nutrientes contidos nas frutas vermelhas são: antocianinas, catequinas, ácido elágico, flavonoides, ácido gálico, quercetina, rutina e vitamina C.

10. Peixes gordurosos

Melhores-alimentos-para-evitar-doenças-Peixes-gordurosos

Finalmente, o último dos alimentos para evitar doenças. Os peixes gordurosos como o atum, a sardinha e o salmão são ricos em ômega-3. Esta gordura é boa para o coração, para prevenir o câncer e para baixar ou evitar a depressão e o estresse do dia a dia.

Conclusão: Alimentos para evitar doenças

Você gostou de saber quais são os 10 melhores alimentos para evitar doenças? Você conhece outros alimentos tão bons contra enfermidades quanto estes que foram listados? Então, deixe o seu comentário logo abaixo!

Dirce Brand

Sobre a autora | Website

Meu nome é Dirce, sou do tipo "mulher prendada", à moda antiga, que faz de tudo um pouco. Desde criança sempre gostei muito de costurar, fazer artesanatos, arrumar a casa, cozinhar, plantar, e cuidar da saúde da família, na verdade, tudo que tem relação com auto-desenvolvimento me fascina, gosto de ser independente! Criei esse blog para dividir com você um pouco do que aprendi e que pode ajudar a facilitar a sua vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

vinte + nove =

Seja o primeiro a comentar!